terça-feira, 5 de novembro de 2019

Redação do ENEM 2019

Segue algumas informações sobre o tema deste ano. Esse texto não é de ninguém que fez o ENEM mas abrange o TEMA muito claramente. Agradeço o autor pelo compartilhamento.

Os fenômenos da elitização do cinema e democratização religiosa, a partir da  substituição de Cinemas por Igrejas, nos centros das cidades e bairros.

Foto mostra o Cine Carioca, na Tijuca, que virou igreja. O Rio de Janeiro já teve cerca de 200 cinemas de rua nos anos 70, hoje conta com apenas 16.

Muitos de vocês, certamente, já passaram em frente a um antigo cinema, no centro da cidade, e observaram que os letreiros foram alterados para o nome de alguma congregação religiosa.

Essa metamorfose não aconteceu do nada.
O cinema de centro era um meio de interação social, democrático, que aos poucos foi sendo substituído pelas igrejas, sobretudo neo-pentecostais.

Até meados dos anos 80, era muito comum, entre os brasileiros, frequentar as salas escuras dentro desses recintos, geralmente localizados nos centros das grandes cidades.

Quando a onda de expansão dos Shoppings Centers chegou ao Brasil, no início dos anos 80,  seguidos da facilitação ao acesso à televisores e aparelhos de videocassetes, os cinemas passaram a migrar para esses centros de compras e alterar significativamente o público alvo. Que até o período em questão era focado nas pessoas mais humildes.

A migração dos cinemas para os Shoppings, a princípio, pode não parecer uma alteração tão significativa. Mas, em meados dos anos 80, com a forte crise econômica e recessão que assombrava o país, as classes mais pobres ficaram inviabilizadas de frequentar os centros de compras, que na maioria das vezes, era muito afastado  das periferias da cidade, se localizando à beira de grandes rodovias, onde era mais fácil chegar de automóvel.

Foi ao longo dessa década, que os novos cultos neo-pentecostais, representados por instituições como a Igreja Universal do Reino de Deus, passaram a adquirir esses cinemas, pois a configuração estrutural desses prédios iam ao encontro das necessidades das congregações. As salas, cheias de cadeiras(para abrigar os fiéis) e a parte onde ficava a tela, que possuía um palco que  caía como uma luva para a colocação de um púlpito, contribuíam para que não fosse necessário demais obras. Em um cenário como esse, bastava a igreja alugar o prédio, mudar o letreiro da fachada, e coloca-lo para funcionar no outro dia.

E durante anos foi dessa forma: um cinema fechava as portas e na outra semana uma igreja abria no mesmo local.

Tais fatores contribuíram para a construção de dois fenômenos importantes para entender o Brasil atual:  o da elitização do cinema e a democratização das igrejas evangélicas.
Ao longo dos anos 90, com o plano real, a estabilização econômica, e o aumento significativo do poder de compra, no inicio dos anos 2000, o Shopping Center quebrou de vez os cinemas centrais, e as igrejas neo-pentecostais ocuparam quase todos os recintos que antes eram usados para reprodução de filmes.

As atividades culturais e interações sociais que antes eram vivenciadas nas salas de cinemas continuaram ocorrendo, mas agora permeadas pelos cultos religiosos.

Realmente o cinema de Shopping ficou muito caro.
Antigamente os ingressos tinham  preços mais modestos e não havia outras tentações de consumo próximas, a não ser o pipoqueiro e o vendedor de churros que ficava na praça em frente ao cinema. Atualmente, levar a família no Shopping consome uma quantidade significativa de dinheiro.
Grana, que, em um país desigual como o Brasil, pouca gente dispõe.

Texto - Joel Paviotti

mais informações sobre o TEMA de 2019 abaixo

O Globo: Entenda a proposta de redação do Enem, que abordou acesso ao cinema no Brasil

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES

Dia da Consciência Negra 20 de Novembro

Dia da Consciência Negra: 20 de novembro


Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Professora de História
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional.

A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

Importância do Dia da Consciência Negra

Dia de Zumbi de Palmares


A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.

Os principais temas que podem ser abordados nessa data são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras, dentre outros.

Como surgiu o Dia da Consciência Negra?
Durante o governo Lula (2003-2010), a Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003, determinava a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar.

Nesse mesmo documento, ficou estabelecido que as escolas iriam comemorar a consciência negra:

“Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.”

No entanto, foi somente no governo de Dilma Rousseff e através da Lei nº 12.519 de 10 de novembro de 2011, que essa data foi oficializada.

Nesse documento foi criado o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”, sem obrigatoriedade de que ele fosse feriado.

VEJA TAMBÉM: Movimento Negro
O Dia da Consciência Negra é Feriado?
O dia da Consciência Negra não se constitui feriado nacional, mas estadual e, em mais de mil cidades, feriado municipal.


Por sua vez, o 20 de novembro é feriado estadual no Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas, Amazonas, Amapá e Rio Grande do Sul.

VEJA TAMBÉM: Consciência Negra
Quem foi Zumbi dos Palmares?

Zumbi, o líder dos Palmares
Representação de Zumbi, o líder dos Palmares
Popularmente chamado de Zumbi dos Palmares, ele foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, localizado no atual estado de Alagoas, durante o período colonial.

Filho de africanos escravizados e nascido nesse quilombo, Zumbi foi educado por um sacerdote e depois retornou ao seu local de nascimento. Ali, lutou para que o quilombo não fosse destruído pelos colonizadores que consideravam um perigo aquela reunião de negros libertos.

Em 1695, com 40 anos, Zumbi foi assassinado pelo capitão Furtado de Mendonça, a mando de Domingos Jorge Velho. Foi decapitado e sua cabeça levada para Recife onde ficou exposta em praça pública.

VEJA TAMBÉM: Quilombo dos Palmares
Frases sobre a Consciência Negra
"Os negros no Brasil nascem proibidos de ser inteligentes." (Paulo Freire)
"O preconceito da raça é injusto e causa grande sofrimento às pessoas." (Voltaire)
"Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele." (Martin Luther King Jr.)
"Enquanto imperar a filosofia de que há uma raça Inferior e outra superior, o mundo estará permanentemente em guerra!" (Bob Marley)
"Nossa pretensão é de uma sociedade não racial. Não é uma questão de raça; é uma questão de ideias." (Nelson Mandela)
"Não lutamos por integração ou por separação. Lutamos para sermos reconhecidos como seres humanos." (Malcon X)
VEJA TAMBÉM: Personalidades Negras Brasileiras
Documentário ONU Brasil sobre o Dia da Consciência Negra

Leia mais textos relacionados com esse tema:

Racismo no Brasil
Cultura Africana
Principais Características da Cultura Afro-Brasileira
Mulheres negras inspiradoras


Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, sucinta questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

terça-feira, 15 de outubro de 2019

HALLOWEEN



A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico. 
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia). 
O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.

Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.

Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati). 
Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.

 Travessuras ou Gostosuras?(Trick-or-treat)

A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha. 
Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.

 Abóboras e velas: Jack O'Lantern (Jack da Lanterna)
A vela na abóbora provavelmente tem sua origem no folclore irlandês. Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo, não.
No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça. O diabo aceita e Jack o liberta da árvore.
Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando. Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). na América passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa. 
Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). Quem presta atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de outubro. É Jack, procurando um lugar.
enganara Satã ao subir uma árvore. Jack então esculpiu uma imagem de uma cruz no tronco da árvore, prendendo o diabo para cima a árvore. Jack fez um acordo com o diabo, se ele nunca mais o tentasse novamente, ele o deixaria árvore abaixo. 
De acordo com o conto de povo, depois de Jack morrer, ele a entrada dele foi negada no Céu, por causa de seus modos de malvado, mas ele teve acesso também negado ao Inferno, porque ele enganou o diabo. Ao invés, o diabo deu a ele uma brasa única para iluminar sua passagem para a escuridão frígida. A brasa era colocada dentro de um nabo para manter por mais tempo. 
Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então o Jack O'Lantern (Jack da Lanterna), na América, era em uma abóbora, iluminada com uma brasa. 

 Bruxas 

As bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é à toa que ela é conhecida como "Dia das Bruxas" em português. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno. 
Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa! 
A crença em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores. Lá, elas se espalharam e misturaram-se com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos. 
O gato preto é constantemente associado às bruxas. Lendas dizem que bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.

Halloween pelo mundo 

A festa de Halloween, na verdade, equivale ao Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, como foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, origem da festa. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país. 
Espanha
Como no Brasil, comemora-se o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro e Finados no dia seguinte. As pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides de pessoas que já faleceram. 
Irlanda
A Irlanda é considerada como o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acedem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats” (doces ou travessuras). 
México
No dia 1º comemora-se o Dia dos Anjinhos, ou Dia dos Santos Inocentes, quando as crianças mortas antes do batismo são relembradas. 
O Dia dos Mortos (El Dia de los Muertos), 2 de novembro, é bastante comemorado no México. As pessoas oferecem aos mortos aquilo que eles mais gostavam: pratos, bebidas, flores. Na véspera de Finados, família e amigos enfeitam os túmulos dos cemitérios e as pessoas comem, bebem e conversam, esperando a chegada dos mortos na madrugada. 
Uma tradição bem popular são as caveiras doces, feitas com chocolate, marzipã e açúcar. 
Tailândia
Nesse país, existe o festival Phi Ta Khon, comemorado com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens. A festividade acontece no primeiro dia das festas budistas.

Alguns significados simbólicos 
 a abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria
        a vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.
 o caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos. 
 a vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas. 
 as moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.
 os bilhetes com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça. 
 a aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.
 o morcego - simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.
 o sapo - está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.
 gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso
Cores: 
Laranja - cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.
Preto - cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.
Roxo - cor da magia ritualística.

 Edição e formatação: Lilian Russo - http://www.ilove.com.br/lili/palavrasesentimentos/
Fontes de Referência:
Folha de São Paulo 
Estadinho (30/10/1999)
Guia dos curiosos http://www.guiadoscuriosos.com.br/

ATIVIDADE DE HALLOWEEN:
PARA EJA E ENSINO REGULAR






sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Explicação Cadernos 3º Bimestre Linguagens 2019

Acesse o link, vá no ano/série desejado e procure a disciplina da área de linguagens na qual está procurando para compreender o conteúdo. Boa leitura e consulta a todos.

Clique aqui para visualizar a apostila 3º bimestre 2019

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

POEMA "CAT" DE J.R.R. TOLKIEN


Comentários:
Um lindo poema que é um pouco mais do que parece. The Red Book has several verses, some of which figure in the Lord of the Rings, or in the attached stories / preludes / interludes and such. O Livro Vermelho tem vários versos, alguns dos quais figura no Senhor dos Anéis, ou nos acompanha notícias / Prelúdios / intermediários e tal. Others are just scrawled in the margins, for possible inclusion. Outros são apenas scrawled nas margens, para possível inclusão. JRR had scribbled "SG" in the margin when he wrote the poem, suggesting that he meant to attribute it to Sam Gamgee. JRR tinha rascunhou "SG", na margem quando ele escreveu o poema, sugerindo que ele significava atribuí-lo a Sam Gamgee. The poem is also fairly traditional hobbit poetry (which deals a lot with birds and beasts): rhythmic, with frequent alliteration and assonance, making for an excellent nursery-rhyme sort of singalong song. O poema é também bastante tradicional hobbit da poesia (que trata um lote com aves e animais): rítmica, com freqüentes aliteração e assonância, tornando-se uma excelente viveiro-rima singalong, espécie de canção. Still, it makes you think. Ainda assim, faz você pensar. Contrast a cute cat sleeping in front of a fire with a wild, roaring and dangerous lion - and then have Tolkien solemnly inform you in the last line that the cat hasn't forgotten her wild ancestry... Contraste, cute, um gato dormindo em frente a um fogo com um selvagem, exuberantes e perigoso leão - e, depois, ter Tolkien informá-lo solenemente na última linha que o gato não tenha esquecido sua ascendência selvagem ... Suresh. Suresh. [thomas adds]  Just a word on prosody: "Cat" may seem on first reading to be merely a 'hobbit nursery-rhyme', but the technical mastery it displays is nothing short of staggering.
Apenas uma palavra sobre prosódia: "Gato" pode parecer em primeira leitura a ser apenas um "viveiro de rima hobbit ', mas o técnico maestria ele exibe que não é nada menos do escalonamento. The even-numbered lines rhyme with each other and also internally; the odd-numbered ones have internal _triple_ rhymes. O mesmo-numerados linhas rima uns com os outros e também internamente, o estranho-numeradas, já _triple_ rima interna. And all this is done in lines of two and three feet respectively, leaving barely any room for error; every single word (other than the placeholders - prepositions conjunctions and auxiliaries) seems to be part of the rhyme scheme. E tudo isto é feito nas linhas de dois e três metros, respectivamente, deixando pouco espaço para qualquer erro; cada única palavra (que não o placeholders - preposições conjunções e auxiliares) parece ser parte do esquema rima. Incredible. Incrível. [Minstrels Links]  John Ronald Reuel Tolkien: Poem #4 , The Road Goes Ever On Poem #46 , Lament for Boromir Poem #93 , Eärendil was a mariner Poem #142 , He chanted a song of wizardry Poem #220 , Lament for Eorl the Young Poem #257 , Three Rings for the Elven Kings Poem #318 , Tall ships and tall kings Poem #370 , Troll sat alone on his seat of stone Poem #440 , Bregalad's Lament Poem #643 , The Man in the Moon Came Down Too Soon Poem #736 , The world was young, the mountains green  Cats, practical and otherwise: Poem #165 , The Owl and the Pussy-Cat  -- Edward Lear Poem #167 , Pangur Ban  -- Anon.John Ronald Reuel Tolkien (1892-1973)

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

LEITURA PARA DESCONTRAIR

HQ PARA OS FÃS DE "CAVALEIROS DO ZODÍACO" 

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS HQs

O BRASIL SECOU

"O BRASIL SECOU"

Uma super matéria para implementar as Redações com criticidade.
Com o desmatamento em alta da nossa sagrada Floresta Amazônica, precisamos continuar lutando para salva-la e preserva-la, o tema não é novidade, há décadas essa luta é constante mas agora mais do que nunca precisamos acordar, nossa Fauna e Flora Nacional depende de nós.
 Construa uma Dissertação ou Artigo de Opinião com bons argumentos e coerência.

Boa leitura a todos.

fonte: http://www.plastiweber.com.br/noticias/3503/o-brasil-secou e 
           https://super.abril.com.br/ideias/o-brasil-secou/ 





segunda-feira, 2 de setembro de 2019

sábado, 31 de agosto de 2019

CONTO A CARTOMANTE - MACHADO DE ASSIS

CLIQUE ABAIXO PARA O CONTO "A CARTOMANTE" DE MACHADO DE ASSIS

CLIQUE AQUI

A RESENHA: DICAS DE REDAÇÃO

DICAS DE REDAÇÃO:

A RESENHA


RESENHA:
Resenhar significa fazer uma relação das propriedades de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstâncias que o envolvem.
O objeto resenhado pode ser acontecimento qualquer da realidade (um jogo de futebol, uma celebração solene, uma feira de livros) ou textos e obras culturais (um romance, uma peça de teatro, um filme).
A resenha, como qualquer modalidade de discurso descritivo, nunca pode ser completa e exaustiva, já que são infinitas as propriedades e circunstâncias que envolvem o objeto descrito. O resenhador deve proceder seletivamente, filtrando apenas os aspectos pertinentes do objeto, isto é, apenas aquilo que é funcional em vista de uma intenção previamente definida.
Imaginemos duas resenhas distintas sobre um mesmo objeto, o treinamento dos atletas para uma copa mundial de futebol: uma resenha destina-se aos leitores de uma coluna esportiva de um jornal; outra, ao departamento médico que entrega a comissão de treinamento. O jornalista, na sua resenha, vai relatar que um certo atleta marcou, durante o treino, um gol olímpico, fez duas coloridas jogadas de calcanhar, encantou a platéia presente e deu vários autógrafos. Esses dados, na resenha destinada ao departamento médico, são simplesmente desprezíveis.
Com efeito, a importância do que se vai relatar numa resenha depende da finalidade a que ela se presta.
Numa resenha de livros para o grande público leitor de jornal, não tem menor sentido descrever com pormenores os custos de cada etapa de produção do livro, o percentual de direito autoral que caberá ao escritor e coisas desse tipo.
A resenha pode ser puramente descritiva, isto é, sem nenhum julgamento ou apreciação do resenhador, ou crítica, pontuada de apreciações, notas e correlações estabelecidas pelo juízo crítico de quem a elaborou.

CONCURSO DE REDAÇÃO INTERNATIONAL PAPER 2019

CAROS (AS) ALUNOS(AS) DO ENSINO MÉDIO 

SEGUE O SITE ABAIXO PARA CADASTRAR-SE PARA O 44º CONCURSO DE REDAÇÃO INTERNATIONAL PAPER:

site:

http://concursoip.redacaonline.com.br/


DICAS DE REDAÇÃO: ARTIGO DE OPINIÃO

ARTIGO DE OPINIÃO - DICAS:


·         Artigo de Opinião è é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos.

Dicas:

·         Em um artigo de opinião você irá expressar o que você sente sobre este assunto. Seja uma critica positiva ou negativa. Tente ser o mais direto possível no assunto e fale um pouco a respeito da critica inversa da sua.
Ex.: Se você usar uma critica negativa, fale um pouco do lado positivo, mas sempre mantenha a sua ideia formada.

·         Coloque tudo o que reflete o tema pra você. (falar sobre o bairro etc...)
·         Faça rascunho primeiro a lápis.
·         Revise o texto, sempre há coisa nova que queira inserir no seu texto.
·         Não escreve “na minha opinião”, com isso o texto fica infantil, já que se trata de um artigo de opinião.
·         Fale sobre os dois lados. (bom e ruim).
·         É um texto dissertativo, apresenta argumentos sobre o tema. (usando informações coerentes).
·         A leitura é breve e simples, pois são textos pequenos e a linguagem não é intelectualizada, uma vez que a intenção é atingir todo tido de leitor.
·         É comum descrever detalhes, apelo emotivo, acusações, humor satírico, ironia e fontes de informações precisas. Isso para chamar a atenção e convencer o leitor de seu texto.
·         É comum aparecer ponto de exclamação e interrogação (pois é tipo um texto em que dialoga com o leitor, com o outro).
·         Uso discreto, mas comum, de orações no imperativo (seja, compre, ajude, favoreça, exija, etc.)
·         E de conjunções que dão maior clareza as idéias (e, mas, contudo, porém, entretanto, uma vez que, de forma que, etc.)
·         Geralmente é escrito em primeira pessoa, já que trata-se de um texto com marcas pessoais e, portanto, com indícios claros de subjetividade, porém, pode surgir em terceira pessoa.

DICAS DE REDAÇÃO 2019 DISSERTAÇÃO

A DISSERTAÇÃO/ARGUMENTAÇÃO DICAS RÁPIDAS: ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL II




LINK GUIA DE TRANSIÇÃO PROFESSORES

A pedido da COPED, segue link com os materiais do Guia do Professor e do Aluno do 3º Bimestre

LINK:
clique aqui

COMUNICADO 3ªs SÉRIES ENSINO MÉDIO A e B PERÍODO DA MANHÃ MONSENHOR NORA

CAROS (AS) ALUNOS (AS) DO ENSINO MÉDIO 3ª SÉRIE A/B  MONSENHOR NORA

Língua Portuguesa e Literatura:

AGENDA PREVISTA:



  • CONCURSO REDAÇÃO INTERNATIONAL PAPER: inscrições até dia 15 de setembro, professor e aluno. PROVAS de 21 à 25/10



  • AAP 3ºBIMESTRE 2019: DIAS 23 à 27 DE SETEMBRO



  • 2ª ADC: 30/09 à 04/10



  • SAEB: DIAS 21/10 à 01/11



  • ENEM: DIA 03/11 e 10/11



  • BIBLIOARTE: Dia 18 de novembro para e-mail oficial, entrega da escola para professor até 10 de novembro.



COMUNICADO AGOSTO 2019

COMUNICADO DO PROFESSOR AGOSTO

Caros(as) alunos (as) da E E "Monsenhor Nora"

É com muito carinho e dedicação venho a comunicar meu retorno para nossa escola.

Que neste 2º Semestre tenhamos um bom momento de aprendizagem intensificada para melhor qualidade para todos. Conto com a participação de todos vocês junto nessa jornada e digo mais, Estudar sempre para um futuro promissor.

Minhas Salas:

Língua Portuguesa e Literatura:

3ª Série A EM - Manhã
3ª Série B EM - Manhã

1ºTC EJA EM - Noturno
3ºTC EJA EM - Noturno
6ºTD EJA EF - Noturno


Língua Inglesa:

1ºTC EJA EM - Noturno
2ºTC EJA EM - Noturno
3ºTC EJA EM - Noturno
3ºTB EJA EM - Noturno