Segue algumas informações sobre o tema deste ano. Esse texto não é de ninguém que fez o ENEM mas abrange o TEMA muito claramente. Agradeço o autor pelo compartilhamento.
Os fenômenos da elitização do cinema e democratização religiosa, a partir da substituição de Cinemas por Igrejas, nos centros das cidades e bairros.
Foto mostra o Cine Carioca, na Tijuca, que virou igreja. O Rio de Janeiro já teve cerca de 200 cinemas de rua nos anos 70, hoje conta com apenas 16.
Muitos de vocês, certamente, já passaram em frente a um antigo cinema, no centro da cidade, e observaram que os letreiros foram alterados para o nome de alguma congregação religiosa.
Essa metamorfose não aconteceu do nada.
O cinema de centro era um meio de interação social, democrático, que aos poucos foi sendo substituído pelas igrejas, sobretudo neo-pentecostais.
Até meados dos anos 80, era muito comum, entre os brasileiros, frequentar as salas escuras dentro desses recintos, geralmente localizados nos centros das grandes cidades.
Quando a onda de expansão dos Shoppings Centers chegou ao Brasil, no início dos anos 80, seguidos da facilitação ao acesso à televisores e aparelhos de videocassetes, os cinemas passaram a migrar para esses centros de compras e alterar significativamente o público alvo. Que até o período em questão era focado nas pessoas mais humildes.
A migração dos cinemas para os Shoppings, a princípio, pode não parecer uma alteração tão significativa. Mas, em meados dos anos 80, com a forte crise econômica e recessão que assombrava o país, as classes mais pobres ficaram inviabilizadas de frequentar os centros de compras, que na maioria das vezes, era muito afastado das periferias da cidade, se localizando à beira de grandes rodovias, onde era mais fácil chegar de automóvel.
Foi ao longo dessa década, que os novos cultos neo-pentecostais, representados por instituições como a Igreja Universal do Reino de Deus, passaram a adquirir esses cinemas, pois a configuração estrutural desses prédios iam ao encontro das necessidades das congregações. As salas, cheias de cadeiras(para abrigar os fiéis) e a parte onde ficava a tela, que possuía um palco que caía como uma luva para a colocação de um púlpito, contribuíam para que não fosse necessário demais obras. Em um cenário como esse, bastava a igreja alugar o prédio, mudar o letreiro da fachada, e coloca-lo para funcionar no outro dia.
E durante anos foi dessa forma: um cinema fechava as portas e na outra semana uma igreja abria no mesmo local.
Tais fatores contribuíram para a construção de dois fenômenos importantes para entender o Brasil atual: o da elitização do cinema e a democratização das igrejas evangélicas.
Ao longo dos anos 90, com o plano real, a estabilização econômica, e o aumento significativo do poder de compra, no inicio dos anos 2000, o Shopping Center quebrou de vez os cinemas centrais, e as igrejas neo-pentecostais ocuparam quase todos os recintos que antes eram usados para reprodução de filmes.
As atividades culturais e interações sociais que antes eram vivenciadas nas salas de cinemas continuaram ocorrendo, mas agora permeadas pelos cultos religiosos.
Realmente o cinema de Shopping ficou muito caro.
Antigamente os ingressos tinham preços mais modestos e não havia outras tentações de consumo próximas, a não ser o pipoqueiro e o vendedor de churros que ficava na praça em frente ao cinema. Atualmente, levar a família no Shopping consome uma quantidade significativa de dinheiro.
Grana, que, em um país desigual como o Brasil, pouca gente dispõe.
Texto - Joel Paviotti
mais informações sobre o TEMA de 2019 abaixo
O Globo: Entenda a proposta de redação do Enem, que abordou acesso ao cinema no Brasil
CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES
terça-feira, 5 de novembro de 2019
Dia da Consciência Negra 20 de Novembro
Dia da Consciência Negra: 20 de novembro
Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Professora de História
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional.
A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.
Importância do Dia da Consciência Negra
Dia de Zumbi de Palmares
A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.
Os principais temas que podem ser abordados nessa data são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras, dentre outros.
Como surgiu o Dia da Consciência Negra?
Durante o governo Lula (2003-2010), a Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003, determinava a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar.
Nesse mesmo documento, ficou estabelecido que as escolas iriam comemorar a consciência negra:
“Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.”
No entanto, foi somente no governo de Dilma Rousseff e através da Lei nº 12.519 de 10 de novembro de 2011, que essa data foi oficializada.
Nesse documento foi criado o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”, sem obrigatoriedade de que ele fosse feriado.
VEJA TAMBÉM: Movimento Negro
O Dia da Consciência Negra é Feriado?
O dia da Consciência Negra não se constitui feriado nacional, mas estadual e, em mais de mil cidades, feriado municipal.
Por sua vez, o 20 de novembro é feriado estadual no Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas, Amazonas, Amapá e Rio Grande do Sul.
VEJA TAMBÉM: Consciência Negra
Quem foi Zumbi dos Palmares?
Zumbi, o líder dos Palmares
Representação de Zumbi, o líder dos Palmares
Popularmente chamado de Zumbi dos Palmares, ele foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, localizado no atual estado de Alagoas, durante o período colonial.
Filho de africanos escravizados e nascido nesse quilombo, Zumbi foi educado por um sacerdote e depois retornou ao seu local de nascimento. Ali, lutou para que o quilombo não fosse destruído pelos colonizadores que consideravam um perigo aquela reunião de negros libertos.
Em 1695, com 40 anos, Zumbi foi assassinado pelo capitão Furtado de Mendonça, a mando de Domingos Jorge Velho. Foi decapitado e sua cabeça levada para Recife onde ficou exposta em praça pública.
VEJA TAMBÉM: Quilombo dos Palmares
Frases sobre a Consciência Negra
"Os negros no Brasil nascem proibidos de ser inteligentes." (Paulo Freire)
"O preconceito da raça é injusto e causa grande sofrimento às pessoas." (Voltaire)
"Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele." (Martin Luther King Jr.)
"Enquanto imperar a filosofia de que há uma raça Inferior e outra superior, o mundo estará permanentemente em guerra!" (Bob Marley)
"Nossa pretensão é de uma sociedade não racial. Não é uma questão de raça; é uma questão de ideias." (Nelson Mandela)
"Não lutamos por integração ou por separação. Lutamos para sermos reconhecidos como seres humanos." (Malcon X)
VEJA TAMBÉM: Personalidades Negras Brasileiras
Documentário ONU Brasil sobre o Dia da Consciência Negra
Leia mais textos relacionados com esse tema:
Racismo no Brasil
Cultura Africana
Principais Características da Cultura Afro-Brasileira
Mulheres negras inspiradoras
Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, sucinta questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.
Assinar:
Postagens (Atom)